Quem recebe BPC ao Idoso ou à Pessoa com Deficiência tem que atualizar a cada 02 anos o seu CadÚnico para manter ativo o seu benefício.
Além disso, as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza para terem acesso ao diversos programas sociais como Bolsa Família, auxílio emergencial, vale-gás, desconto na tarifa de luz do governo federal precisam se inscrever no CadÚnico uma vez que Governo Federal, o Estados e os municípios utilizam os dados ali constantes para concederem os benefícios.
A novidade é que agora é possível realizar o autocadastramento e também atualizar o CadÚnico sem sair de casa, das seguintes formas:
- Pelo site do Ministério da Cidadania: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico
- Pelo Aplicativo Meu CadÚnico para Android ou IOS
Mas atenção!!
Quem fizer o autocadastramento, precisará comparecer posteriormente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para confirmar os dados previamente fornecidos pelo aplicativo ou site.
No site e no aplicativo do Meu CadÚnico além de ser possível realizar o autocadastramento, o cidadão também consegue consultar aos extratos de benefícios, fazer consulta simples e completa do eu CadÚnico, receber notificações, ter acesso a assistente virtual para tirar dúvidas, além ter acesso ao mapa contendo os postos de atendimentos mais próximos.
Também foi disponibilizado o telefone 121 do Ministério da Cidadania para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e sobre o CadÚnico. A ligação é gratuita e pode ser realizada de telefones fixos e celulares.